Rafael Vitti e Isabelle Drummond formarão um casal, e Jesuíta Barbosa será o vilão invejoso de Verão 90 - Fotos: João Cotta/TV Globo
Rafael Vitti, Isabelle Drummond e Jesuíta Barbosa / Foto Divulgação: TV Globo e Gshow.

Jesuíta Barbosa fará o vilão da próxima novela das sete da Globo, Verão 90. Após ser elogiado pela drag queen Shakira do Sertão em Onde Nascem Os Fortes, o ator interpretará um personagem totalmente diferente. Jerônimo é um bad boy que não se conforma em ter deixado de ser famoso. Ele fez sucesso na infância com o grupo musical Patotinha Mágica.

Invejoso, mau-caráter e ambicioso, ele ainda terá uma obsessão pela namorada de seu irmão, João (Rafael Vitti). Na trama, Jerônimo vai nutrir um fascínio por Manuzita (Isabelle Drummond) e uma enorme rivalidade com João desde que eles cantavam juntos, quando crianças.

A novela vai mostrar os protagonistas na infância e depois adultos, mas não terá duas fases. O sucesso do Patotinha Mágica nos anos 1980 abrirá o primeiro capítulo, que já contará com a passagem de tempo para anos 1990. Toda a trama se desenrolará nessa época. 

João e Manuzita, interpretados pelos atores mirins Diogo Bravo e Melissa Nóbrega, são crianças amadas pelos fãs como o "casal Patotinha", o que provoca ciúmes em Jerônimo (Diogo Caruso). Em um grande show dos três pequenos astros no estádio do Maracanã, João desmaia e isso vira um escândalo. 

Ele é internado com pneumonia, e sua mãe, Janaína (Dira Paes), é acusada de negligência. Contratos são cancelados e grupo se desfaz. Jerônimo cresce culpando João pelo fim do Patotinha Mágica e de seus dias de glória.
Diogo Caruso e Jesuíta Barbosa interpretarão Jerônimo, criança e depois adulto, na novela

O vilão se tornará um homem inteligente e perspicaz. Ele também tem um lado ostentação, aparecido, gosta de viver entre os ricos e um de seus principais objetivos será fazer parte da elite carioca.

O salto no tempo será dado justamente quando o Patotinha Mágica for desfeito. Cada integrante seguirá seu rumo, mas, na vida adulta, João reencontrará Manuzita e engatará um romance com a loira, que terá virado aspirante a atriz, mas sem muito talento.

O personagem de Rafael Vitti estará cursando faculdade e comandando um programa de rádio para jovens.

Jerônimo será o "peixe fora d'água" do ex-trio infantil. Não terá profissão. No início da história, vai ajudar a mãe na pousada de Celestine, vivida por Bel Kutner, em uma participação especial. Mas ele odeia a vida que leva e só pensa em sair de Armação do Sul e se mudar para o Rio de Janeiro. 

Essa é a primeira vez que Barbosa terá um papel em uma novela sem ser das onze. Ele já fez várias séries desde que estreou na Globo em 2014, em Amores Roubados.

Além da trajetória dos três ex-astros mirins, as mães batalhadoras deles também terão destaque na história. Lidiane (Claudia Raia), mãe de Manuzita, é uma ex-atriz de pornochanchada e uma mulher um tanto sem noção. Já Janaína é a típica representante da mulher brasileira, que batalha para criar os filhos com dignidade.

Verão 90 vai substituir O Tempo Não Para a partir de janeiro. A trama é escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção artística de Jorge Fernando. Contará com Mario Frias e Nivea Stelmann como um casal após terem se separado na vida real há 13 anos.

A moda e a cultura dos anos 1990 servirão de pano de fundo para história, que mostrará ainda muitos videoclipes de bandas que faziam sucesso, como Titãs, Engenheiros do Hawaii e Paralamas do Sucesso, entre outros.