Vem_aí na Globo 2019 / Foto: TV Globo.

2019 está chegando! E a Globo já se preparou para o ano que vem por aí, definindo as datas das estreias de suas próximas novelas das 18h, das 19h e das 21h, além da nova temporada de "Malhação – Toda Maneira de Amar", e da substituta de "Belíssima" (2005) – ainda não divulgada – em "Vale a Pena Ver de Novo".

A reprise, aliás, irá abrir a programação 2019 da emissora. O próximo cartaz da faixa vespertina deve entrar na primeira segunda-feira do ano, dia 7, dividindo espaço, por uma semana, com o folhetim de Silvio de Abreu. A trama seguirá sozinha a partir da segunda seguinte, 14. Títulos como "Mulheres Apaixonadas" (2003), "Beleza Pura" (2008), "Paraíso" (2009), "Cordel Encantado" (2011), "A Vida da Gente" (2011) e "Avenida Brasil" (2012) lideram a bolsa de apostas na internet.

No dia 29, terça-feira, é a vez de "Verão 90", texto de Izabel de Oliveira e Paula Amaral para o horário das 19h, hoje dominado por "O Tempo Não Para". A narrativa acompanha Manuzita (Isabelle Drummond), dividida entre os irmãos Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e João (João Bravo). Os três fizeram sucesso quando crianças, nos anos 1980, com um grupo musical; eis que se reencontram na idade adulta, na década de 1990, reeditando amores e mágoas.

"Malhação – Vidas Brasileiras" chega ao fim em 18 de março. Na terça-feira, 19, estreia "Malhação – Toda Maneira de Amar", a cargo de Emanuel Jacobina – que volta à novela onde estreou como roteirista, em 1995, e na qual fez sucesso ao introduzir no enredo o colégio Múltipla Escolha, em 1999. Em cena, uma jovem adolescente, buscando reaver a guarda do filho recém-nascido; e cinco jovens, da Baixada Fluminense, testemunhas de um crime.

Na terça-feira seguinte (26), Duca Rachid e Thelma Guedes retornam à faixa das 18h, com "Órfãos da Terra". A substituta de "Espelho da Vida" irá retratar o drama dos refugiados de guerra. Alice Wegmann, Julia Dalavia e Renato Góes encabeçam o elenco, formado por nomes como Carmo Dalla Vecchia, Eliane Giardini, Herson Capri, Jayme Matarazzo, Letícia Sabatella, Marcelo Médici, Marco Ricca, Nicette Bruno, Osmar Prado, Paula Burlamaqui, Paulo Betti e o ex-BBB Kaysar Dadour.

Por fim, "Dias Felizes", folhetim que Walcyr Carrasco concebeu para ocupar o posto de "O Sétimo Guardião". A novela estrelada por Juliana Paes estava prevista, inicialmente, para 13 de maio. Mas, ao que tudo indica, "Guardião" foi espichada: de 155 capítulos para 173. A trama de Walcyr agora está cotada para 3 de junho. Além de Juliana, "Dias" terá Deborah Evelyn, Nathalia Dill, Nathalia Timberg, Nívea Maria, Paolla Oliveira, Reynaldo Gianecchini, Sérgio Guizé e Vera Holtz, dentre outros.