Público aprovou a mudança de dia do MasterChef, diz diretor-geral da Band

Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça / Foto: Band.

No cargo de diretor-geral da Band há menos de seis meses, Juca Silveira fez uma aposta alta ao decidir alterar o horário e o dia de exibição do "MasterChef". Após nove edições às terças, às 22h, o programa mais bem-sucedido da emissora mudou para domingo, às 20h. Na estreia, esta semana, com onze anunciantes, mais que duplicou a audiência da emissora no horário.

"A mudança do MasterChef de terça para domingo era uma questão estratégica dentro da grade da Band", diz Silveira ao UOL. "Conduzi análises e estudos diversos que embasavam esta decisão, mas, claro, há sempre uma tensão em qualquer estreia. O resultado foi muito positivo, ainda mais em se tratando de domingo, onde a concorrência é ainda maior".

Um domingo antes da estreia, a Band havia registrado média de 1,4 ponto no Ibope, em São Paulo entre às 20h e 22h. Nesta semana, com o reality de culinária, a média foi de 4,1 pontos. Mesmo assim, a emissora ficou em quinto lugar, atrás de Globo, Record, SBT e RedeTV!.

Lançado em 2014, o programa comandado por Ana Paula Padrão com Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça como jurados chegou à sexta temporada da versão para amadores. Somada às três para profissionais (2016-18) e uma para crianças (2015), já são dez edições.

Como de hábito, o programa teve ótima repercussão no Twitter. "Podemos ver, através da quantidade fabulosa de comentários da audiência nas redes sociais, que o público está satisfeito com a mudança de dia e horário. Agora mais cedo, as famílias podem assistir o MasterChef juntas, pais com filhos, crianças, e esta aceitação é fundamental para o sucesso do programa", diz Silveira.

Nesta terça-feira (26), estreia o "MasterChef: Para Tudo", uma derivação (ou spin-off) do programa original com outros conteúdos – bastidores, detalhes sobre as receitas exibidas etc. "Vai potencializar o engajamento, fundamental para nosso sucesso", acredita Silveira.

Na visão do diretor, a estreia de Marisa Mestiço, primeira mulher a dirigir o programa, deu outro tom à atração, com um toque de humor maior. Empolgado, Silveira diz: "MasterChef é um reality de talentos que transforma a rotina, o paladar, a vida e a história das pessoas. Isso não é um slogan, é fato."

Nenhum comentário