Por um pequeno erro de estratégia de programação e do departamento de Jornalismo, a Globo ficou atrás da Record TV durante mais de três horas na cobertura especial da morte do cantor Gabriel Diniz. Na tarde segunda (27), a emissora preferiu encerrar o JH e colocar a Sessão da Tarde no ar enquanto a concorrente noticiava ao vivo no Balanço Geral os desdobramentos do trágico acidente aéreo. A Record TV chegou a dar mais que o dobro da Globo no Ibope da Grande SP.
A Record TV venceu a Globo das 13h40, quando a notícia sobre a queda do avião foi dada em primeira mão, até às 16h49, momento em que a Globo encerrou seu plantão. Durante esse período, a Record TV teve 11,9 pontos de média, contra 10,5 da Globo. Cada ponto equivale a 73.015 domicílios na Grande SP.
A Globo noticiou o acidente com Gabriel Diniz no encerramento do JH, por volta das 14h05. Nesse horário, a assessoria do cantor já havia informado que o intérprete do hit 'Jenifer' estava no voo, mas ainda não tinha a confirmação sobre a morte dele e dos outros pilotos.
Como a emissora encerrou o jornal para mostrar a comédia romântica 'O Amor Não Tira as Férias', as pessoas interessadas em saber sobre a queda do avião só tinham uma opção: a Record TV, que passou a dedicar sua programação exclusivamente à morte de Gabriel Diniz a partir das 13h58.
Tradicionalmente líder de audiência, o quadro 'A Hora da Venenosa' de Fabiola Reipert foi mostrado normalmente, mas com o foco todo voltado para a tragédia envolvendo Gabriel Diniz. Exibido entre 14h01 e 15h, a Venenosa marcou 13,7 pontos de média na Grande São Paulo, contra apenas 8,1 da Globo --30,6% dos televisores ligados estavam sintonizados do quadro de fofocas.
Ao perceber que estava perdendo muita audiência, a Globo demorou, mas decidiu derrubar a programação para entrar com um plantão de jornalismo, que interrompeu a Sessão da Tarde às 14h41 e ficou no ar até às 16h49. No momento que o filme foi tirado do ar, a Record TV vencia a Globo por incríveis 15,2 a 7,2.
Comandado parte por Sandra Annenberg e parte por Renata Vasconcellos, o noticiário continuou atrás da Record no Ibope: 11,3 x 11,7 da Globo. 
Ao contrário da Globo, a Record TV agiu rápido e cancelou as reprises de 'Bela, A Feia' e 'Caminhos do Coração' para priorizar o plantão de Jornalismo, que começou no Balanço Geral e continuou com o Cidade Alerta, a partir das 16h30. Atrasada, a concorrente precisou cortar um filme no meio e cancelou apenas a exibição de 'O Álbum da Grande Família'.