Após dez anos Bianca Bin não tem contrato renovado pela Globo

Bianca Bin / Foto: Reprodução Internet.

Segundo informações do site Notícias da TV a estrela de primeira grandeza das novelas da Globo, Bianca Bin não faz mais parte de seu elenco fixo. A emissora decidiu não renovar contrato com a atriz após ela criar dificuldades para interpretar a personagem Josiane de A Dona do Pedaço. Após dez anos na casa, Bianca agora só vai trabalhar para a Globo por obra certa. Segundo sua assessoria, ela quer descansar a imagem na TV.

Foi por isso que a intérprete da Clara de O Outro Lado do Paraíso (2017) pôde dizer "não" para a Globo pela segunda vez em menos de um ano. Na semana passada, ela foi descartada de Salve-se Quem Puder porque não conseguiu conciliar compromissos já assumidos com o cinema e o teatro com a rotina de gravações de uma protagonista de novela das sete. Ela foi substituída às pressas por Vitória Strada, que já estava escalada para a próxima edição da Dança dos Famosos.

Bianca estava na Globo desde 2009. Na oficina de atores da emissora, foi selecionada para protagonizar a temporada daquele ano de Malhação. Depois disso, emplacou outras cinco protagonistas: Cordel Encantado, em 2011; Joia Rara, em 2013; Boogie Oogie, em 2014; Eta Mundo Bom!, em 2016; e O Outro Lado do Paraíso. Em dez anos, fez apenas duas coadjuvantes: a Fátima de Passione (2010) e a Carolina de Guerra dos Sexos (2012).

O humor da Globo com a atriz mudou no fim do ano passado. Bianca já estava certa no elenco de A Dona do Pedaço, em que contracenaria com o marido, Sérgio Guizé, e a ex dele, Nathalia Dill. Ela, no entanto, exigiu gravar somente dois dias por semana.

O tempo seria insuficiente para uma personagem central como a vilã Josiane, que tem sequências em todos os capítulos. Além disso, Bianca receberia um tratamento de estrela que a Globo não está mais disposta a conceder nem para Susana Vieira.

A emissora, que passa por uma transformação em que antigos valores estão sendo revistos, decidiu não renovar com Bianca, mesmo correndo o risco de ver a atriz numa concorrente, como a RecordTV ou a Netflix. Seu contrato para atuar na substituta de Bom Sucesso já seria por obra certa, duraria cerca de um ano.

Contratos por obra certa, para atrizes do calibre de Bianca Bin, viraram tendência na Globo. A emissora já não tolera mais profissionais que recusam papéis e cumprem a maior parte de seus contratos fora do ar. Nos últimos anos, se desfez de várias ex-protagonistas de novelas, como Malu Mader, Maitê Proença, Carolina Ferraz e Fernanda Vasconcellos.

A maioria dos atores prefere contratos de longo prazo. Para uma minoria, no entanto, o modelo de obra certa é mais interessante. São os casos, por exemplo, de Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Caio Castro, Marco Pigossi e Maria Casadevall, entre outros. Eles têm mais liberdade para aceitar trabalhos no cinema e no teatro, que dão prestígio, ou na Netflix, que oferece uma janela global.

Atriz diz que volta a fazer novelas já, já

A Globo confirma que o contrato de Bianca Bin não foi renovado. "O que mudou foi a relação de trabalho. Neste momento, o contrato da atriz não foi renovado, em decisão tomada em comum acordo entre as partes. Mas nada impede que no futuro a atriz seja escalada para uma nova obra", informou a Comunicação da Globo.

Procurada, a assessoria de Bianca disse que a atriz está feliz e que logo estará de volta às novelas. Confira a nota enviada pela empresária Vivian Golombek, da VGI Agentes:

"A atriz Bianca Bin está muito feliz atualmente fazendo cinema e teatro. São escolhas de direcionamento de carreira e que servem para deixar a imagem descansar. Infelizmente, a agenda não permitiu fazer a próxima novela, mas já, já ela volta pra telinha da Globo." 

"No teatro, ela está se preparando para fazer uma peça dirigida pelo Mário Bortolotto, do grupo Cemitério de Automóveis, e neste ano fará um longa-metragem que ainda não posso divulgar. Quaisquer outras informações diferentes dessas são apenas especulações. Não correspondem à realidade."

Nenhum comentário