Finalistas João, Karoline e Francisco / Foto: Divulgação - Zé Paulo Cardeal/SBT.


grande final da 5ª temporada do “Bake Off Brasil – Mão na Massa” acontece neste sábado, 14 de dezembro, às 22h30. “Hoje vamos descobrir quem vai ser o vencedor e levar o título de Melhor Confeiteiro Amador do Brasil”, anuncia a apresentadora Nadja Haddad. 16 confeiteiros enfrentaram desafios incríveis durante toda a temporada e agora a competição está entre João, Karoline e Francisco. O vencedor levará para casa um troféu do programa em formato de batedeira, além de produtos Philco e uma viagem para a Bélgica com o chocolatier Alê Costa.

Na primeira prova, que será técnica, os três confeiteiros precisarão reproduzir uma ‘Torta Vitral’ e somente dois se classificarão para a disputa final, que acontece no mesmo dia. O doce é composto por um entremet de dois andares, formado por uma base de genoise (pão de ló de pistache), geleia de frutas vermelhas, geleia de kiwi e uma mousse de pêssego que o envolve por inteiro. A cobertura é uma glaçagem e, nas laterais e no topo, os vitrais são feitos de biscoito de gengibre e cacau, decoração de glacê real e isomalte colorido.

Que orgulho de vocês. Eu tive o prazer de acompanhar de pertinho a evolução de cada um e a cada semana, a cada prova, vocês nos emocionaram. Não só pelas técnicas de confeitaria, mas pela força que vocês demonstraram em acreditar nos seus sonhos”, afirma a jurada e chef confeiteira Beca Milano. “Hoje é um grande dia. Sei que vocês estão muito mais conscientes do que na semana passada, porque esta prova é técnica e eliminatória. Muita concentração. O limite é o céu”, completa o jurado e padeiro Olivier Anquier.

Na última prova da grande final, os confeiteiros terão a missão de criar um imponente ‘Baile de Máscaras’. Familiares estarão presentes para apoiar os finalistas, que também contarão com a torcida de todos os participantes desta temporada. “Vocês devem fazer um bolo grandioso, de no mínimo três andares e medindo pelo menos 60 cm. Tem que ter no mínimo dois recheios e um busto decorado conforme o tema, fazendo parte do bolo. Na decoração serão exigidas cinco tipos de técnicas”, explica Nadja. Quem vai levar o avental preto e o tão cobiçado troféu?




Sobre os finalistas:


NOME: JOÃO

IDADE: 22
PROFISSÃO: ARTISTA PLÁSTICO
CIDADE: FLORIANÓPOLIS - SC
João tem uma autoconfiança que, segundo ele, assusta as pessoas. Diz que não entra em competição para perder. Sempre arrumado, é fã de gravatas borboleta e diz que pode ser um doce se quiser. Aprendeu confeitaria com 11 anos, vendo a mãe fazer e comercializar seus doces. Quando começou a vender os seus, chegou a pagar um intercâmbio com o dinheiro.

NOME: KAROLINE

IDADE: 29
PROFISSÃO: JUDOCA
CIDADE: GUARUJÁ - SP
Karolina é filha de um goleiro de futebol e uma jogadora de vôlei que vendia doces. Ela é simpática, alto astral, criativa e fã de bolos esculpidos. Conta que sonhava em ser campeã olímpica, mas a confeitaria tornou-se uma paixão tão grande que, agora, só pensa em ser campeã do ‘Bake Off Brasil’.


NOME: FRANCISCO

IDADE: 27
PROFISSÃO: COZINHEIRO
CIDADE: CAPÃO BONITO - SP
Francisco nasceu praticamente dentro de uma cozinha, aprendeu a fazer doces com a sua avó e hoje sabe executar diferentes técnicas de confeitaria. Diz que o amor pelos doces “está no sangue”. Acha que sua cidade é muito pequena para ele e diz que entrou para ganhar e não fazer figuração.


Sobre a apresentadora:


Nadja Haddad nasceu no estado do Rio de Janeiro e mora há 12 anos em São Paulo. É casada e mãe de quatro filhos de “quatro patas”. Iniciou o curso de Direito, mas encontrou sua verdadeira paixão na Comunicação. Passou pelas rádios Carioca e Tupi. Na TV Bandeirantes apresentou telejornais e eventos especiais como BandFolia, Festival de Parintins e o programa “Vídeo News”.  No SBT, foi pioneira do “SBT na Web”. Participa do “Programa do Ratinho” e “Programa Silvio Santos”. Além do “SBT Folia”, “Festival de Cannes” e “Grammy Latino”. Atualmente está à frente do “Bake Off Brasil- Mão na Massa” e concilia as gravações com seu programa “E aí, Casou”? na Rádio Mundial. No YouTube, ensina receitas de família, artesanato e dicas para don@s de casa.  Sempre preocupada com a causa social, é vice presidente da ONG “Mamas do Amor”, que auxilia mulheres mastectomizadas, é voluntária de ações com crianças do Haiti e contribui com o resgate de animais que sofrem maus tratos. Em 2018, recebeu a consagração da ONU pelas ações sociais, com o Prêmio Sergio Vieira de Mello.



Sobre os jurados:


Beca Milano é formada em “Farmácia e Bioquímica” e apaixonada pela arte de confeitar, Beca Milano resolveu aplicar seus conhecimentos químicos na confeitaria. Em 2012 formou-se em “Patisserie e Boulangerie”. Nos anos seguintes fez cursos em diversas áreas da confeitaria, especializando-se em técnicas de decoração em açúcar e chocolate. De 2015 a 2016, foi Chef confeiteira do “Restaurante Manu”, em Curitiba, premiado como “Restaurante do Ano 2015”. Em seu Atelier atua em eventos, festas corporativas e casamentos. Suas criações destacam-se pela criatividade e inovação, transformando bolos, chocolate e açúcar em verdadeiras obras de arte. Em março de 2017 estreou no SBT como a especialista do programa “Fábrica de Casamentos”.





Olivier Anquier é um cozinheiro, empresário e apresentador de televisão franco-brasileiro. Nascido em Montfermeil, na França, se mudou para o Brasil em 1979 e naturalizou-se brasileiro no final de 2007. Olivier é pai de 3 filhos e casado há mais de 10 anos com a atriz Adriana Alves. Começou sua carreira como modelo trabalhando para as principais marcas de moda do mundo. Na TV passou por emissoras como Globo, Record, Bandeirantes e GNT, onde comandou por mais de 18 anos viajando pelo Brasil e pelo Mundo o sucesso “Diário do Olivier” e também apresentou o reality show “Cozinheiros em Ação”. Em 1996 foi responsável por introduzir no mercado brasileiro o primeiro café gourmet 100% nacional.  Inquieto, Olivier ainda publicou 4 livros e idealizou e apresentou no teatro a peça “Olivier Fusca e Fogão” durante o ano de 2008.  Hoje Olivier é reconhecido como um grande empreendedor e empresário estando à frente de seus negócios de sucesso em São Paulo: o restaurante Esther Rooftop, a Padaria Mundo Pão do Olivier além das 2 unidades de seu famoso restaurante de menu único, o L’Entrecote d’Olivier.




“Bake Off Brasil – Mão na Massa” vai ao ar todos os sábados, a partir das 22h30, no SBT
No Discovery Home & Health vai ao ar às sextas, 22h35, com reexibição aos domingos, às 18h00