A segunda fase da trilogia de Os Mutantes é a próxima reprise confirmada pela Record TV. A saga fantástica escrita por Tiago Santiago que entrou para a história da televisão pela ousadia com efeitos especiais e premissa de ficção cientifica, terá sua continuidade transmitida a partir de maio, nas tardes da emissora.



"Os Mutantes: Caminhos do Coração" é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Record TV entre 3 de junho de 2008 e 23 de março de 2009 contando com 243 capítulos, substituindo Caminhos do Coração e antecedendo Mutantes: Promessas de Amor, sendo a segunda parte da trilogia.

O elenco da trama conta com Bianca Rinaldi, Leonardo Vieira, Julianne Trevisol, Maytê Piragibe, Marcos Pitombo, Juan Alba, Tuca Andrada e Ittala Nandi nos papéis principais.




SINOPSE


Após tomar o elixir da juventude e voltar a ter 30 anos para escapar da prisão, Drª Julia (Ittala Nandi) passa a comandar o laboratório sob o nome de Juli (Babi Xavier), dizendo que era assistente da médica. A existência dos mutantes toma conhecimento público e o DEPECOM (Departamento de Pesquisa e Controle dos Mutante) intervém para controla-los, porém a organização é rachada entre os delegados Fredo (Petrônio Gontijo), que deseja o encarceramento dos seres, e Marta (Mirian Freeland), que acredita na convivência pacífica. Quando um é abduzido e a outra morta, assume o departamento Ferraz (Juan Alba), que promove uma "caça às bruxas". Ao herdar a fortuna de seu pai biológico, Maria (Bianca Rinaldi) funda na mansão Mayer a Liga do Bem para recrutar mutantes de boa índole junto com Marcelo (Leonardo Vieira), o grande amor de sua vida, além de Toni (Paulo Nigro), Noé (Fernando Pavão), Tati (Letícia Medina), Leonor (Lígia Fagundes) e Janete (Liliana Castro), que tem uma visão que duas crianças escolhidas devem ser salvas do mal.

A principal rival da liga é Samira (Bianca Rinaldi), mutante violenta criada a partir do DNA de Maria e enviada por Juli para acabar com a rival, sendo tão poderosa quanto ela, embora seja mais bem treinada e bem desenvolvida. Gór (Julianne Trevisol) funda a Liga Bandida contra a Liga do Bem, junto com outros seres perigosos, como Metamorfo (Sacha Bali), Draco (Rômulo Estrela), Telê (Rômulo Neto), Meduso (Allan Souza Lima), Vlado (Daniel Aguiar), Lino (Mário Frias) e Bianca (Nanda Ziegler). Detetive da DEPECOM, Nati (Maytê Piragibe) investigava o misterioso Valente (Marcos Pitombo) – que ninguém imagina que veio do futuro para impedir a destruição dos humanos e mutantes por reptilianos – porém os dois acabam se apaixonando e vivendo um romance proibido. Após se tornar uma vampira, Nati passa a ser perseguida pelo departamento pelo qual trabalhava e se alia a Liga do Bem. Já na Ilha do Arraial diversos mutantes escapam do laboratório e passam a se enfrentar, entre eles Luna (Paloma Bernardi), Cris (Maurício Ribeiro), Iara (Suyane Moreira), Perpétua (Pathy Dejesus), Fúria (Karen Junqueira) e Scorpio (José Loreto).

Guiga (Eduardo Lago) tem que lidar com o retorno de sua ex-esposa, Viviane (Flávia Monteiro), uma mulher arrogante e que voltou querendo a guarda dos filhos, Eugênio (Pedro Malta), Ângela (Júlia Maggessi) e Clara (Shaila Arsene), para tentar reprimir seus poderes e fazê-los se comportar como crianças comuns, além de desprezar Érica (Andréa Avancini) por ter criado-os. Batista (Taumaturgo Ferreira) também é surpreendido com a aparição da ex-mulher, Sandra (Cláudia Alencar), que lhe revela ter indo embora grávida dele e lhe apresenta o filho, Tarso (Pedro Nercessian). Com a reaproximação, os dois acabam revivendo o romance, desagradando João (Raul Gazolla), com quem Sandra foi casada nos últimos 16 anos. Em certo momento o elixir da juventude se esgota e Drª Julia retorna a sua aparência original, revelando que estava por trás dos ataques de Samira e da Liga Bandida, além de se unir com os reptilianos.