Thelma Assis é a grande vencedora do BBB 20, com 44,10% dos votos. A médica superou Rafa - que obteve 34,81% - e ganhou o prêmio de R$ 1,5 milhão. Pela segunda colocação, Rafa faturou R$ 150 mil. De uma forma inédita, a campeã foi anunciada por Tiago Leifert do jardim da casa: "Vou poder falar olhando no olho". Manu estava ao lado do apresentador aguardando as amigas.

"Representar é o que você faz de mais bonito. Quando caiu o muro, muitos inscritos disseram: ferrou. Você não, bateu no peito e disse que não tinha medo. Você está acostumada a ser um ícone, na profissão dela e na cor da pele, mesmo não sendo meu lugar de fala. Ela samba na cara da sociedade. No programa, você operou os adversários sem anestesia. E teve o voto mais difícil dessa temporada, quando votou no Babu, arriscando até perder a final. Que coragem você tem, Thelma", elogiou Tiago Leifert. Minutos antes, Tiago Leifert anunciou que Manu Gavassi obteve 21,90% dos votos, ficando em terceiro lugar.

Durante o programa, o apresentador questionou as finalistas sobre o que significava o Big Brother para cada uma delas: "Jogo de personalidades e opiniões diferentes", opinou Rafa. Manu, por sua vez, definiu como um experimento social: "Para mim é um estudo sobre o ser humano e de como a sociedade se comporta". Leifert elogiou o apontamento da cantora. "Mais uma experiência de vida, um jogo que vou utilizar desta forma, como experiência", explicou Thelma.

Devido à pandemia de coronavírus e as regras de distanciamento social, a final do reality não contou com a presença física dos ex-participantes do confinamento. Todos, entretanto, fizeram breves participações especiais por meio de lives, cada um de suas casas.