A TV Cultura lança, nest segunda-feira (27/4), o Jornal da Tarde. O novo jornalístico da emissora, que substitui o Jornal da Cultura 1ª Edição (JC1) na grade de programação, traz um olhar mais atento para temas de interesse de toda a família, como saúde, educação, consumo e mobilidade. Sob o comando de Joyce Ribeiro e Aldo Quiroga, será exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 12h25, na TV Cultura, no YouTube e no site oficial da emissora.

Visualmente renovado, o Jornal da Tarde contará com um cenário que incorpora o ambiente da redação. Com essa mudança, não só o estúdio ganhou uma nova "cara", mas também o local de trabalho dos jornalistas da TV Cultura – que passa a contar com mobiliário e organização interna diferentes. Michelangelo Mazzotta, diretor de Cenografia, fala um pouco mais sobre o conceito: "A ideia de termos a redação em cena é para mostrarmos de onde vem a notícia, ou seja: jornalistas trabalhando". Além disso, o sofá já conhecido do JC1 agora dá lugar a uma bancada, também com possibilidade de receber convidados.

De acordo com o diretor de Jornalismo da emissora, Leão Serva, as mudanças vieram para melhorar a performance da faixa vespertina. "O Jornal da Tarde observa com atenção a cidade como lugar onde vive a maior parte da população brasileira hoje. E ele mantém seu descritivo: “Cultura de informação”. O Jornal da Cultura 1ª Edição estava para completar um ano de sua implantação e por isso aproveitamos para trabalhar em alguns aspectos que visam melhorar ainda mais sua performance. Um desses aspectos é o fato de que ele se chamava Jornal da Cultura 1ª Edição, mas tem uma estrutura bem diferente daquela que se caracteriza como a fórmula de prestígio do Jornal da Cultura 2ª edição, reconhecido pelo jornalismo pós-noticioso. Por isso, essa edição ganhou um nome mais claro e direto: Jornal da Tarde", destaca Leão Serva