A Nickelodeon oficializou na noite de sábado (13) que o personagem Bob Esponja Calça Quadrada, do desenho animado de mesmo nome, é gay. O programa foi lançado em 1999 originalmente pela emissora, que nunca havia confirmado a sexualidade do personagem, apesar das especulações.

Em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQ+, o perfil oficial da Nickelodeon publicou no Twitter imagens de alguns personagens pertencentes à comunidade gay com a seguinte legenda: "Celebrando o orgulho com a comunidade LGBTQ+ e seus aliados neste mês e em todos os meses", em inglês. Entre os personagens, está uma foto de Bob Esponja com um filtro nas cores da bandeira do movimento.

As outras personagens são Korra, de A Lenda de Korra (2012-2014), uma adolescente rebelde de 17 anos que encerrou sua história com um par romântico feminino, e Schwoz Schwartz, de Henry Danger (2014-2020), interpretado pelo ator trans Michael Cohen.



CONFIRA A PUBLICAÇÃO:





As especulações em torno da sexualidade de Bob Esponja já acontecem há anos. Alguns fãs do desenho, inclusive, acreditam que ele e o melhor amigo, Patrick, são na verdade um casal, principalmente por causa do episódio de 2002 em que os dois adotam uma concha e agem como se fossem os pais dela.

Stephen Hillenburg (1961-2018), animador norte-americano que criou o desenho, havia dito em 2005 que a esponja marinha protagonista da série infantil era assexuada. "Nós nunca tivemos a intenção de que eles [Bob Esponja e Patrick] fossem gays. Eu considero eles como sendo quase assexuados. Nós estamos apenas tentando ser divertidos", disse em entrevista à revista People.

Hoje, 15 anos mais tarde, a emissora original do programa decidiu incluir oficialmente Bob Esponja entre seus personagens LGBTQ+.