Salve-se Quem Puder, que ocupa o horário das 19h e também foi suspensa, só voltará a ser gravada quando 'Amor de Mãe' já estiver finalizada. “Não é possível agora gravar as duas simultaneamente. Espero que, em janeiro, possamos retomar o ritmo normal das produções”, explica Abreu.

E, ao contrário do processo habitual de uma novela, cujos capítulos são gravados enquanto a história já está no ar, dessa vez Amor de Mãe só volta ao ar quando todos seus 23 capítulos estiverem gravados. “Não podemos correr o risco de, no meio da história, algum ator precisar se afastar”, explica Abreu

O desafio, no entanto, é manter os conflitos, a intimidade e o drama que os fãs aprenderam a gostar sem que as gravações sejam comprometidas – afinal, não será possível registrar cenas de beijos, lutas físicas ou que envolvam aglomerações.

CUIDADOS EXTRAS



Com Salve-se Quem Puder, a situação é mais complicada por se tratar de uma novela de ação, ou seja, marcada por brigas, correrias, muita ação. “Não podemos manter os personagens distantes”, explica Abreu, lembrando ainda que, neste caso, a covid não entrará na trama. Assim, sua rotina de gravações só deverá ser retomada no fim do ano ou mesmo em 2021.

Estratégias no estúdios ajudarão a criar ilusões necessárias, com as câmeras posicionadas para fazer com que o elenco pareça estar em pé ou sentado mais próximo um do outro. Também o avanço tecnológico será um grande aliado ao oferecer efeitos especiais, que poderão compensar limitações mais graves. “Poderemos ter, por exemplo, uma cena gravada no estúdio e, na pós-produção, incluir uma praia ao fundo”, conta Silvio de Abreu. “O público não pode sentir um choque.”

E é pensando justamente na audiência que a produção das novelas já prepara um resumo das tramas que será apresentado antes da retomada, para refrescar a lembrança dos espectadores sobre o momento em que houve a paralisação na história. É que, desde então, reprises de folhetins antigos entraram no ar como solução para a falta de capítulos novos.


REPRISES



Uma solução que, além de reparadora, trouxe bons resultados – com as pessoas permanecendo mais tempo em casa, a Globo vem conquistando uma boa audiência: do Vale a Pena Ver de Novo, exibido no meio da tarde, até a faixa mais nobre, a das 21h, as cinco tramas da emissora estão indo razoavelmente bem, com índices entre 20 e 30 pontos.

Totalmente Demais, que ocupa o horário de Salve-se Quem Puder, aponta uma audiência ainda maior do que na exibição original, em 2015/16, chegando perto dos 30 pontos. E Fina Estampa, que substitui Amor de Mãe, varia entre 32 e 34 pontos.

Essas reprises, porém, não têm fôlego para ficar no ar até o final do ano e logo serão substituídas por outras. Assim, A Força do Querer, novela de Gloria Perez exibida em 2017, voltará também em versão condensada para continuar o trabalho de Fina Estampa e garantir mais tempo para a gravação de Amor de Mãe. “Como é uma experiência nova e precisamos fazer a retomada com calma, é bom termos tempo.”


NOVAS NORMAS


  • O acesso ao set está limitado a um número mínimo de profissionais, entendendo que só são necessários aqueles que exercem uma função na gravação.
  • O uso de comida será restringido em cena.
  • Será evitado contato físico entre os atores durante as cenas, como beijos, abraços e lutas.
  • Será medida a temperatura de todas as pessoas no momento de chegada aos Estúdios Globo.
  • Cenas externas e viagens estão suspensas.
  • Textos e roteiros não serão mais impressos: a prioridade são documentos digitais. Em casos de exceção, o papel será plastificado para facilitar a limpeza.
  • Atores deverão vestir o próprio figurino sempre que possível.
  • Um crachá irá identificar as áreas nas quais elenco e equipe poderão circular.



Siga-nos
Curta nossa página