A Prova do Fazendeiro disputada por Lipe, Jake e Tays causou controvérsias quanto a soma das pontuações. Ao fim da prova que consagrou Jake como a nova Fazendeira, internautas acusaram a produção de somar erroneamente os pontos dos peões comentendo um erro de fato.

O Telemaniacos revisou passo a passo da prova e concluímos como resultado que realmente houveram falhas.

Em resumo, a prova contava com duas etapas. Na primeira, o peão deveria jogar uma bola em um braço mecânico. Essa bola, no entanto, deveria cair em um recipiente com um número de 1 a 3. Esse número, determinaria qual carta o peão deveria abrir com instruções da jogada. Portanto, se a bola não acertasse nenhum recipiente ou caisse em um recipiente onde as cartas haviam acabado, seguiria direto para a segunda etapa.

Na segunda etapa, o peão jogava uma bola em um circuito com caçapas. Cada buraco tinha uma cor e cada cor valia uma pontuação: Roxo 50 pontos; Amarelo 100 pontos; Verde 150 pontos.

A ordem de jogo foi definida por sorteio. A primeira a jogar foi Tays, seguida de Lipe e por último Jake. A prova chegaria ao fim quando eles completassem quatro rodadas.





PRIMEIRA RODADA

Sendo assim, Tays começou jogando. A peoa abriu uma carta que dizia "Jogue duas vezes e fique com a menor pontuação e dê a outra pra outro peão". Ela acertou uma bola na caçapa verde que vale 150 pontos e outra na amarela valendo 100. Dessa forma, Tays ficou com 100 e deu 150 para Jake.

Lipe jogou e pegou a carta "Jogue duas vezes nessa rodada". Ele acertou uma bola no roxo que vale 50 e outra no amarelo que vale 100, computando 150 pontos.

Jake jogou e tirou a carta "Você perdeu a vez".


Então, no fim da primeira rodada a placar foi o seguinte:

→ Tays 100 pontos (bola amarela).
→ Lipe 150 pontos (jogada).
→ Jake 150 pontos (ganhou da Tays).





SEGUNDA RODADA

Tays jogou e pegou a carta "Roube 100 pontos de um dos outros peões". Ela, então, roubou 100 pontos do Lipe. O ato de roubar é quando você tira de alguém e pega pra si ou dá para alguém, foi aí que a Record TV se confundiu. Eles retiraram 100 pontos e não computaram para Tays. Os 100 pontos simplesmente sumiram da contagem. A cantora seguiu para a segunda etapa e jogou a bola no verde. Dessa forma, ela somou 100 pontos do roubo e mais 150 da jogada.

Lipe pegou a carta "Você perdeu 50 pontos nessa rodada, diminua 100 pontos de outro peão". Dessa forma ele perdeu 50 pontos e escolheu tirar 100 pontos da Tays. O ex De Férias com o Ex acertou a bola no verde, somando mais 150 pontos.

Jake pegou uma carta que dizia "Doe a sua pontuação nessa rodada para outro peão". Ela acertou a bola na cor roxa e doou 50 pontos para Tays.


No fim da segunda rodada o placar terminou da seguinte forma


→ Tays 100 pontos (primeira rodada) + 100 pontos (roubado do Lipe) + 150 pontos (jogada) – 100 (Lipe tirou) + 50 pontos (Jake doou) = 300 pontos.
→ Lipe 150 pontos (primeira rodada) – 100 pontos (roubo da Tays) – 50 pontos (perdeu por conta da carta) + 150 pontos (jogada) = 150 pontos.
→ Jake 150 pontos (primeira rodada) = 150 pontos.






TERCEIRA RODADA

Tays errou a bola na primeira etapa e não pegou nenhuma carta. Somente jogou na segunda etapa acertando o verde e somando mais 150 pontos.

Lipe pegou a carta "Jogue três vezes nessa rodada e distribua entre os três competidores". Sendo assim ele errou as duas primeiras bolas ganhando zero e doando zero para cada uma das suas adversárias. Somente na terceira ele acertou no roxo somando 50 pontos para ele mesmo.

Jake pegou a carta "Multiplique por dois os pontos que conquistar nessa rodada". Ela, então, acertou a bola no verde que vale 150 e foi multiplicado por 2, somando 300 pontos.


→ Tays 300 pontos (segunda rodada) + 150 pontos (jogada) + 0 pontos (Lipe deu) = 450 pontos.
→ Lipe 150 pontos (segunda rodada) + 50 pontos (jogada) = 200 pontos.
→ Jake 150 pontos (segunda rodada) + 0 pontos (Lipe deu) + 300 pontos (jogada que foi multiplicada) = 450 pontos.






QUARTA RODADA

Tays, então, pegou a carta "Dê cem pontos de um adversário para outro". Ela tirou 100 da Jake e deu pro Lipe. Jogando a bola ela acertou no amarelo e somou mais 100 pontos para si mesma.

Lipe pegou a seguinte carta "Multiplique por três a sua pontuação nessa rodada e dê os pontos a outro peão". Portanto, o peão não acertou em nenhum buraco e não somou pontos para ninguém.

Jake teve a estratégia de acertar a bola da primeira rodada em um número que não tinha mais cartas. Sendo assim, sua pontuação só seria somada sem ação de cartas. A modelo acertou a bola na cor verde, somando mais 150 pontos.


Então, ao fim da prova o placar foi o seguinte:


→ Tays 450 pontos (terceira rodada) + 100 pontos (jogada) = 550 pontos.
→ Lipe 200 pontos (terceira rodada) + 100 pontos (Tays tirou da Jake e deu pra ele) = 300 pontos.
→ Jake 450 pontos (terceira rodada) – 100 pontos (Tays tirou) + 150 pontos (jogada) = 500 pontos


FIM DE JOGO

Dessa forma, Tays deveria ser a Fazendeira mas pelos cálculos da produção, Jake se consagrou campeã. O que pode ter acontecido é a produção interpretar a carta "Roube cem pontos de alguém", como simplesmente tirar os pontos de alguém. Mas eu nunca se viu ladrão que rouba e joga fora…



Curta nossa página