Milhões de brasileiros irão às urnas neste domingo, dia 15, para escolher seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Será uma eleição diferente, marcada pelos cuidados exigidos pela pandemia de coronavírus. Durante todo o fim de semana, o Jornalismo da Globo mostra, em todas as suas plataformas, a preparação para a votação, a análise das últimas pesquisas, a movimentação nas zonas eleitorais de Norte a Sul e a apuração dos votos. Serão centenas de profissionais ligados à atividade jornalística a postos para trazer informações confiáveis, de forma ágil e segura, na TV Globo, na GloboNews e no G1

A TV Globo terá um domingo de programação especial. A partir das 7h, os intervalos terão entradas ao vivo, com boletins em rede e locais, trazendo, em tempo real, as novidades do dia da eleição. No Rio de Janeiro, Flávio Fachel e Silvana Ramiro abrem a cobertura com a movimentação nas zonas eleitorais e as primeiras horas de votação. Mariana Gross apresenta três boletins ao vivo com atualizações da votação e imagens do Globocop, às 12h45, 14h35 e 17h05. Após o encerramento da votação, às 18h, e às 19h05, Ana Luiza Guimarães apresenta as primeiras parciais da apuração. Em São Paulo, Rodrigo Bocardi pela manhã, César Tralli na parte da tarde, e Alan Severiano, nos boletins de 18h e 19h05, são os responsáveis pelas informações. 

Por causa das eleições, as partidas da rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro serão disputadas no sábado. Sem futebol no domingo, dose dupla de cinema na tela da Globo. A 'Temperatura Máxima' traz a superprodução ‘A Grande Muralha’, estrelada por Matt Damon. Na sequência, está de volta a sessão 'Campeões de Bilheteria', com o filme ‘Kong: A Ilha da Caveira’, com nomes como, John Goodman, Samuel L. Jackson e Brie Larson. Nos intervalos, atualizações sobre a votação em todas as regiões. 

Depois do fechamento das urnas, Renata Lo Prete e William Bonner comandam a “Marcha da Apuração”, acompanhando a contagem dos votos e a consolidação dos resultados do primeiro turno das eleições em todo o Brasil. Além de apresentar boletins especiais, a dupla interage com Poliana Abritta e Tadeu Schmidt durante todo o ‘Fantástico’, que tem reportagens especiais sobre o domingo de eleições. 

Na GloboNews, a cobertura especial começa já nesta sexta-feira, dia 13, e segue até a contagem de votos da última urna. No ‘Papo de Política – Eleições’, que vai ar no ‘Edição das 16h’ de sexta-feira, Natuza Nery, Andréia Sadi, Julia Duailibi e Maju Coutinho fazem um balanço das campanhas do primeiro turno. No sábado, dia 14, o ‘Central das Eleições’ entra no ar às 18h com um debate sobre a disputa municipal que reúne Natuza Nery, Carlos Alberto Sardenberg, Andréia Sadi, Fernando Gabeira, Flávia Oliveira, Gerson Camarotti, Mônica Waldvogel e Merval Pereira. No domingo, dia 15, as entradas ao vivo de repórteres espalhados por diversas cidades começam às 6h e acontecem durante todo o período de votação. Às 17h, os apresentadores Heraldo Pereira, do Rio de Janeiro, e Christiane Pelajo, de São Paulo, recebem o time do Central das Eleições, além de Miriam Leitão, para analisar os resultados da apuração.

Dinamismo, agilidade e informação relevante também são os nortes da cobertura eleitoral no G1, que acompanha toda a apuração em tempo real. A área de Tecnologia da Globo desenvolveu um modelo de automação inédito no país, que, por meio de inteligência artificial, vai reunir dados da apuração do 1º turno assim que forem disponibilizados e publicar textos sobre o resultado da votação em cada um dos 5.568 municípios brasileiros. Outra novidade é a nova ferramenta do ‘Fato ou Fake’ para verificação de conteúdos duvidosos. Ao enviar uma mensagem por whatsapp para o número (21) 99474-1741, é possível checar a veracidade de textos publicados na internet, conferir as últimas checagens feitas pelo ‘Fato ou Fake’, receber informações confiáveis sobre a covid-19 e entender como se proteger da disseminação de fake news. 

Exatamente para reforçar a importância da luta contra conteúdos falsos para os eleitores, a Globo lança uma nova fase da campanha Fato ou Fake, com os filmes ‘Abismo’ e ‘Vidro’. O primeiro, que começou a ser veiculado na programação da TV Globo esta semana, mostra que as mentiras podem ser um poço sem fundo, no qual todos estamos sujeitos a cair se nos deixarmos levar por boatos e mensagens tendenciosas. Já na peça ‘Vidro’, que estreia nesta sexta-feira, dia 13, a discussão principal está na maneira como o fake distorce o fato. Para marcar o papel do Jornalismo como ponte segura para acesso à informação, a campanha também discute como o compartilhamento das chamadas fake news faz com que um número cada vez maior de pessoas caia em armadilhas, que podem ser ainda mais prejudiciais na época das eleições.



Curta nossa página